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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Josicleide Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T16:03:46Z | - |
dc.date.available | 2016-07-12T16:03:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10452 | - |
dc.description | Sousa, J. P. de. Como a formação do educador para atuar na educação especial se configura nos documentos oficiais. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo, de natureza bibliográfica, visa chamar atenção para as condições em que se realizam as práticas da educação especial, no tocante a formação de professores, recorre a Libâneo(1998), Rodrigues (2008), Prieto (2006), Duk(2006), Fernandes (2006) e a documentos oficiais para tecer considerações sobre o lócus de atuação do professor de educação especial e sobre as necessidade desua formação. Contrapondo as necessidades de formação às competências que certos programas de capacitação docente visam desenvolver, registra um distanciamento entre as exigências de formação e as oportunidades disponibilizadas; observa que para além dos programas que objetivam o desenvolvimento da pesquisa e a disseminação de conhecimentos, que visando o aperfeiçoamento ou especialização se organizam de modo a contemplar a legislação, outros apresentam carga horária insuficiente e depositando a responsabilidade de qualificação de grande parte dos professores a multiplicadores induzem a uma formação rarefeita. Assinala que, se a capacitação requer estudos de aprofundamento, o seu sucesso se encontra na dependência de fatores a ela externos; que as práticas de educação especial também dependem da sensibilização para o processo de inclusão, do acesso a informações pertinentes por parte dos que atuam nas escolas e que estas instituições possuam aparatos que permitam o desenvolvimento dos que se pretende incluir. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Almira Lins de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação - Programas de Governo | pt_BR |
dc.title | Como a formação do educador para atuar na educação especial se configura nos documentos oficiais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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