Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Josicleide Pereira de-
dc.date.accessioned2016-07-12T16:03:46Z-
dc.date.available2016-07-12T16:03:46Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10452-
dc.descriptionSousa, J. P. de. Como a formação do educador para atuar na educação especial se configura nos documentos oficiais. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo, de natureza bibliográfica, visa chamar atenção para as condições em que se realizam as práticas da educação especial, no tocante a formação de professores, recorre a Libâneo(1998), Rodrigues (2008), Prieto (2006), Duk(2006), Fernandes (2006) e a documentos oficiais para tecer considerações sobre o lócus de atuação do professor de educação especial e sobre as necessidade desua formação. Contrapondo as necessidades de formação às competências que certos programas de capacitação docente visam desenvolver, registra um distanciamento entre as exigências de formação e as oportunidades disponibilizadas; observa que para além dos programas que objetivam o desenvolvimento da pesquisa e a disseminação de conhecimentos, que visando o aperfeiçoamento ou especialização se organizam de modo a contemplar a legislação, outros apresentam carga horária insuficiente e depositando a responsabilidade de qualificação de grande parte dos professores a multiplicadores induzem a uma formação rarefeita. Assinala que, se a capacitação requer estudos de aprofundamento, o seu sucesso se encontra na dependência de fatores a ela externos; que as práticas de educação especial também dependem da sensibilização para o processo de inclusão, do acesso a informações pertinentes por parte dos que atuam nas escolas e que estas instituições possuam aparatos que permitam o desenvolvimento dos que se pretende incluir.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Almira Lins de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação - Programas de Governopt_BR
dc.titleComo a formação do educador para atuar na educação especial se configura nos documentos oficiaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josicleide Pereira de Sousa.pdf771.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.