Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10455
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brandão, Anna Terra de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T16:04:29Z | - |
dc.date.available | 2016-07-12T16:04:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.94 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10455 | - |
dc.description | Brandão, A. T. de A. Construindo possibilidades para a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar dos avanços na legislação, a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas regulares vem sendo, ainda, um grande desafio para as estâncias governamentais, assim como para educadores e familiares. Dessa forma, as instituições educacionais vêm discutindo procedimentos pedagógicos que possam favorecer tal processo de inclusão. O objetivo principal desse presente estudo foi compreender a importância de um atendimento pedagógico e individualizado para a aprendizagem e o desenvolvimento de uma jovem com síndrome de Down. A jovem atendida estava matriculada no 5º ano em uma escola regular, no município de Campina Grande- PB. O atendimento era realizado no núcleo de educação especial na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, campus Campina Grande. Utilizamos como instrumento metodológico observação participante, a qual foi realizada no período de novembro de 2013 a junho de 2014. Os resultados demonstraram que o trabalho com jogos pedagógicos, a exemplo de alguns jogos matemáticos, alfabeto móvel e caça palavras ajudam na aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. As atividades do cotidiano, como fazer compras no supermercado, ajudaram a referida aluna a compreender as operações matemáticas. Por fim, compreendemos que um trabalho pedagógico individualizado pode auxiliar significativamente o desenvolvimento cognitivo do aluno com necessidade educacional especial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Individualizado | pt_BR |
dc.title | Construindo possibilidades para a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Anna Terra de Araújo Brandão.pdf | 744.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.