Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10456
Título: A importância da história social do trabalho: a luta do homem do campo em busca de sua sobrevivência durante a seca de 1990 no município de Soledade-PB
Autor(es): Silva, Joseildo Vicente da
Palavras-chave: História Social
Seca- Aspectos Sociais
Trabalho- Programa de Emergência
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: A seca é um problema que sempre atingiu o Nordeste brasileiro, não só com relação ao caráter estrutural, mas, principalmente, no aspecto social de seu desenvolvimento. A seca da década de 1990 provocou muitos prejuízos no município de Soledade-PB, que é um problema recorrente que vem ocorrendo desde a primeira grande seca e atualmente 1990 alguns fatos voltam à tona.Para se conviver com o período de escassez de água, sua população passou a ter uma precária assistência pelo Estado sendo tomadas apenas medidas paliativas, ao invés de implantar programas de controle e abastecimento complementar de água para a principal atividade da região, no caso a agricultura. A alternativa do governo federal foi criar as frentes de emergência, conhecidas popularmente como “Cachorra Magra”,vistas como uma válvula de escape para as pessoas que sofriam com a seca, que fracassou, pois se o Estado levasse a questão das secas a sério com medidas mais bem pensadas e executadas pelo governo, a população não seria acometida de chegar ao ponto de enfrentar os feirantes para saquear a feira. O presente estudo demostrou os resultados da pesquisa de campo sobre a seca na década de 1990 no município de Soledade-PB, através dos depoimentos de um agricultor,destacando a história social do trabalho e o grande prejuízo que a seca causou, demostrando os fatos que marcaram aqueles anos devido à falta de medidas contingenciais por parte do Estado.
Descrição: SILVA, J. V. da. A importância da história social do trabalho: a luta do homem do campo em busca de sua sobrevivência durante a seca de 1990 no município de Soledade-PB. 2015. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10456
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseildo Vicente da Silva.pdf6.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.