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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10457
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Camila Renaly de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T16:05:24Z | - |
dc.date.available | 2016-07-12T16:05:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-02 | - |
dc.identifier.other | 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10457 | - |
dc.description | CARVALHO, C. R. de S. Consumo infantil e modelos de feminilidade: uma análise da boneca Barbie. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O brinquedo tem um papel importante na construção da identidade da criança. Dentre os brinquedos mais atrativos, escolhemos a boneca Barbie como o mais representativo para analisar a sua influência no padrão de beleza, o consumo infantil da boneca e o modelo de feminilidade divulgado pela marca, bem como nos interessa focalizar a sua abordagem da diversidade étnico-racial. Na área da pedagogia cultural, buscamos: analisar o lugar do brinquedo no processo de construção da identidade da menina; discutir o padrão de feminilidade oferecido pela Barbie no século XX; informar as adaptações ao padrão proposto pela boneca no trabalho com as diferenças étnicoraciais; e, por último, identificar e comentar a boneca Barbie no quadro mais amplo do consumo infantil feminino. Para o alcance dos nossos objetivos, organizamos um banco de imagens, consultamos blogs e sites, coletamos folhetos e revistas, dentre outros. Na fundamentação da pesquisa, adotamos os seguintes referenciais teóricos: o brinquedo na pós-modernidade e a construção corporativa da infância, segundo Steinberg e Kincheloe (2001); a boneca Barbie e o consumo infantil, segundo Steinberg (2001); a construção dos modelos de feminilidade e da identidade de meninos e meninas, segundo Paechter (2009); a erotização dos corpos infantis, segundo Felipe (2010); as diferenças culturais, segundo McLaren (1997); a mídia e consumo infantil, segundo Schmidt (2012); a boneca Barbie e a educação das meninas, segundo Roveri (2012); o brincar na educação infantil, segundo Friedmann (2002). Dentre as conclusões, apontamos a Barbie como a boneca que incorpora vários estereótipos, ao mesmo tempo em que se constitui em objeto atrativo às crianças, criando vícios de consumo, estabelecendo modelos de feminilidade e investindo no consumo multicultural, mesmo que surjam concorrentes a tendência é que a boneca torne-se mais forte no mercado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Senyra Martins Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo- Identidade | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.title | Consumo infantil e modelos de feminilidade: uma análise da boneca Barbie | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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