Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10458
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Montenegro, Elizandra Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T16:05:35Z | - |
dc.date.available | 2016-07-12T16:05:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 808.068 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10458 | - |
dc.description | Montenegro, E. S. Literatura infantil e formação de leitores: caminhos que se cruzam. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante a infância, as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que poderão estar presentes no decorrer da sua vida.Por isso, consideramos de fundamental importância que estimulemos as crianças a adquirirem o gosto pela leitura. A Literatura Infantil, neste sentido, proporciona uma reorganização das percepções de mundo e desenvolvimento do senso crítico da criança. O presente estudo tem o objetivo de investigar a realidade de crianças de uma escola pública municipal quanto ao seu envolvimento com a Literatura Infantil. Realizamos, necessariamente, uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, com abordagem qualitativa, realizado em uma escola pública do município de Campina Grande-PB, por meio de uma entrevista semiestruturada com dez alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do turno manhã. A análise dos dados configurou uma baixa frequência anual de leitura por parte dos alunos, pouco interesse dos pais na aquisição de livros para seus filhos e uso restrito da biblioteca como espaço de leitura. Por outro lado, observou-se, por meio dessa análise, que a maior parte dos alunos lembra os livros lidos e referem que gostam mais de ler do que ouvir histórias, o que ressalta as suas capacidades de interpretar a leitura. Desse modo, é necessário tomar medidas para estimular o hábito de leitura dos alunos, como repensar a biblioteca escolar, tornando-a dinâmica, com participação ativa dos alunos, e promover uma atuação conjunta da tríade escola/aluno/família, de fundamental importância para o processo pedagógico e formação do leitor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de Leitor | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil e formação de leitores: caminhos que se cruzam | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elizandra Silva Montenegro.pdf | 921.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.