Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10459
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Izôlda Ramalho dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T16:05:46Z | - |
dc.date.available | 2016-07-12T16:05:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10459 | - |
dc.description | Santos, I. R. dos. Leitura no 5º ano: há espaço para o prazer?. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata do espaço que é dado à leitura por prazer em turmas de 5º Ano. O objetivo geral foi analisar a atenção que é dada por professores e alunos de turmas de 5º Ano à leitura por prazer. Para tanto foram tomados como objetivos específicos: Apresentar concepções de leitura; Refletir sobre o papel do professor na formação de leitores; Apresentar orientações didáticas para formação de leitores; Refletir sobre a importância da leitura por prazer nos anos iniciais do ensino fundamental; Verificar propostas de leitura por professores a alunos de 5º ano. Inicialmente, foi produzido um texto de fundamentação teórica para o qual se recorreu a autores como Koch e Elias (2010), Cagliari (2010), Meirelles (2010), Soares (2008, 2005), dentre outros. A pesquisa foi realizada numa escola pública da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB, contando com a participação de duas professoras e de 24 estudantes de duas turmas de 5º Ano. A temática determinou a escolha da abordagem qualitativa no tratamento metodológico do fenômeno estudado, e o levantamento dos dados foi feito por meio da técnica de entrevista semiestruturada e com a utilização do Diário de campo. A análise dos dados levou a considerar que é ínfima a atenção que é dada por professores e alunos de turmas de 5º Ano à leitura por prazer, na escola onde foi realizada a pesquisa. Cremos que para se comprometer com a formação de leitores, a escola deve ser o espaço privilegiado onde os alunos encontrem incentivos para gostar cada vez mais de ler e sentir prazer com a leitura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de Leitor | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Leitura no 5º ano: há espaço para o prazer? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Izôlda Ramalho dos Santos.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.