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dc.contributor.authorCarvalho, Thanisa Kelly Dias-
dc.date.accessioned2016-07-12T16:07:05Z-
dc.date.available2016-07-12T16:07:05Z-
dc.date.issued2015-06-17-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10465-
dc.descriptionCarvalho, T. K. D. Processo de escolarização nas camadas populares: os desafios familiares de pensar e de cuidar da educação básica dos filhos. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractSabendo que o processo de escolarização abrange múltiplos aspectos sociais, esse trabalho tem como objetivo compreender como se desenvolve o processo de escolarização das camadas populares, entendendo o papel desempenhado pelos sujeitos protagonistas do delicado processo de educação infantil, pais, professores, instituto familiar e escolar, entender suas dificuldades e desafios quando inseridos no contexto de parcos recursos materiais e dificuldades de ordem financeira e cultural. A presente pesquisa é de cunho qualitativo e utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semiestruturada, com oito famílias de um meio popular localizado na cidade de Campina Grande-PB. As entrevistas foram realizadas em dezembro de 2014. Analisamos as informações coletadas e percebemos que as famílias estudadas participam da vida escolar dos filhos de forma peculiar, elas afirmam saber que o futuro da nação depende invariavelmente da educação e entendem os esforços práticos e objetivos que necessitam serem feitos para sua prole obter êxito no campo acadêmico e contribuir com o cenário coletivo, porém, em sua maioria, enfrentam dificuldades em adentrar e participar da educação de seus filhos. As famílias participantes do estudo são provenientes de meios populares, possuem componentes com baixo grau de escolaridade e renda. O trabalho foi analisado à luz das teorias de pensadores como Bourdieu (2007), Charlot (1996, 2005), Estevão (2003), Freinet (1974), Freire (1975, 1999), Gadotti (2015), Lahire (2006), Marcuschi (1999, 2001), Paludo (2001), Parolin (2007), Patto (1997) e Ramos (2001), entre outros. A problemática foi analisada e as dificultadas identificadas, percebe-se que ainda falta muito para implementar uma parceria entre a escola pública e as famílias carentes usuárias do serviço, dois pilares primordiais para o sucesso acadêmico individual de nossos estudantes e desenvolvimento coletivo de nossa nação ainda não atuam com sincronia e comunhão de interesses, aparentam trabalhar independente com objetivos distintos, quando na verdade exercem um só trabalho, a educação infantil e a formação escolar dependem, invariavelmente, da atuação conjunta de família e escola a ausência ou má atuação de qualquer das partes compromete o resultado final do processo e diminui significativamente as chances de sucesso.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José Guerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectRelação Família/Escolapt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleProcesso de escolarização nas camadas populares: os desafios familiares de pensar e de cuidar da educação básica dos filhospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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