Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Maiara de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T16:08:41Z | - |
dc.date.available | 2016-07-12T16:08:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-04 | - |
dc.identifier.other | 791.430 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10468 | - |
dc.description | SOUZA, M. de. "Quanto lixo! O que fazer?" análise etnográfica de experiência pedagógica através do filme wall-e na Escola Fazenda Jardim (Fagundes-PB). 2015. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A desmistificação do uso de filmes não apenas como entretenimento, mas mostrar que eles podem ser incorporados no currículo escolar, de forma didático-pedagógica, que tanto professores como alunos sejam beneficiados, vem a ser um objetivo perseguido deste trabalho monográfico, o qual é o resultado de uma pesquisa, realizada através da observação participante em uma turma Multisseriada (1º, 2º, 4º e 5º ano) do Ensino Fundamental I, no período de agosto e setembro de 2014, na E. E. E. F. Fazenda Jardim, no município de Fagundes–PB. Esta experiência possibilita a interação entre cinema e o Tema Transversal Meio Ambiente, escola e sociedade, promovendo aos sujeitos participantes a construção de conhecimentos e uma visão crítica sobre pontos presentes nos novos artefatos culturais presentes na sociedade pós-moderna (como anúncios, novela, cinema, desenho animados etc.). A fim de atingir esse objetivo, foi elaborado um Projeto Intervenção com o planejamento de atividades pedagógicas e de análise e reflexão, organizadas para o trabalho com o cinema e o Tema Transversal Meio Ambiente dos PCN´s/MEC, abordando temas como: Conhecer os problemas ambientais ocasionados pelo acúmulo de lixo e/ou sua destinação inadequada; Promover uma atitude de cuidado e atenção ambiental na localidade; Aumento da produção de lixo nas últimas décadas e suas consequências para a vida no planeta.Para a fundamentação teórica, destacamos os conceitos e argumentos de: identidade (COSTA, 2005; KELLNER 1995), cinema (DUARTE, 2002), cinema na escola (NAPOLITANO, 2003), temas transversais (GALLO, 2001; RAMOS, 1998; LOPES, 2001), meio ambiente (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONIAS, 1997; LOUREIRO, 2004). Ao longo deste trabalho, destacaremos a importância do educador dispor de instrumentos para avaliar, criticar e identificar aquilo que pode ser tomado como elemento de reflexão sobre o cinema, educando seu olhar para novas leituras de imagens, tomando como base o acesso a diferentes tipos de filmes, não ocultando conceitos relevantes para a formação de crianças e adolescentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Senyra Martins Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.title | "Quanto lixo! O que fazer?" análise etnográfica de experiência pedagógica através do filme Wall-e na Escola Fazenda Jardim (Fagundes-PB) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maiara de Souza.pdf | 30.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.