Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10471
Título: Relações de trabalho, condições de vida e percepção de lugar dos cortadores de cana-de-açúcar no município de Aroeiras-PB
Autor(es): Barros, Edvaldo Araújo
Palavras-chave: Trabalhadores Rurais
Aroeiras-PB
Migração Sazonal
Cortadores de Cana-de-Açúcar
Data do documento: 2-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho é um estudo sobre os trabalhadores rurais do município de Aroeiras- PB que sazonalmente migram para a Zona da Mata do vizinho estado de Pernambuco com a finalidade de vender sua mão de obra para o corte da cana de açúcar nas usinas do referido estado. Embora o município de Aroeiras oferte mão de obra barata e desqualificada para outros municípios da Paraíba e para outros estados, em especial para o Rio de Janeiro e São Paulo, o presente trabalho deu mais importância a migração para o estado de Pernambuco por ser este que absorve a maioria desses trabalhadores rurais sem estudo e sem qualificação técnica que sazonalmente se submetem a exploração de sua força de trabalho e a um modo de vida de extrema dificuldade. Nesta perspectiva, realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar o modo de vida dos trabalhadores rurais (boias-frias). Para a fundamentação teórica e análise dos dados nos baseamos nos autores: Andrade (1984), Silveira e Santos (2008), Becker (1997), Andrade (1997 e 2005), Barros (2012), Debat (2008), Santos (2008), Menezes (1998) e Menezes (et. al.,2011), entre outros. Os sujeitos da pesquisa foram dois cortadores de cana, resididos no município de Aroeiras. A análise dos dados discutiu o modo de vida dos cortadores de cana e as múltiplas atividades desempenhadas por eles nos seus lugares.
Descrição: Barros, E. A. Relações de trabalho, condições de vida e percepção de lugar dos cortadores de cana-de-açúcar no município de Aroeiras-PB. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10471
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvaldo Araújo Barros.pdf3.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.