Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10478
Título: A relevância dos indicadores de desempenho no processo de tomada de decisões: um estudo de caso na empresa Cancelata Indústria e Comércio de Précompressos LTDA de Mairiporã -SP
Autor(es): Romão, Ana Caroline
Palavras-chave: Balanced Scorecard (BSC)
Contabilidade no processo decisório
Indicadores contábeis de desempenho
Data do documento: 8-Mai-2014
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar a relevância dos indicadores de desempenho no processo de tomada de decisões, para isso foi realizado um estudo de caso na empresa Cancelata Indústria e Comercio de Mairiporã- SP. Foram investigados os mecanismos utilizados para a mensuração da performance e sua influencia para o processo de gestão da empresa. As duas técnicas abordadas pelo trabalho consistem na análise das demonstrações contábeis e seus indicadores econômicos financeiros, e no Balanced Scorecard, ferramenta baseada em perspectivas relacionadas ás finanças, clientes, processos internos e ao aprendizado. Após á analise das informações coletadas, identificou-se a utilização de dois grupos que compõem os indicadores econômicos financeiros: os indicadores de rotatividade/atividade e os de rentabilidade, o primeiro se justifica por ser a organização uma instituição comercial industrial onde as relações de vendas, recebimentos, estoques figuram como elementos importantes no processo de gestão das atividades, já o segundo representa o objetivo financeiro das entidades privadas a cerca da rentabilidade do negocio e das disponibilidades para operar. Verificou-se a não utilização da ferramenta Balanced Scorecard, porem constatou-se a realização de avaliações que se adéquam as perspectivas consideradas pela técnica e que poderiam ser direcionadas para o crescimento da instituição. Concluiu-se que os indicadores de desempenho possuem grande relevância no processo decisório da entidade objeto de estudo, à medida que estes retratam os resultados oriundos da política adotada, ampliam a capacidade de controle permitindo assim a criação e implantação de estratégias que conduzam para o crescimento da mesma.
Descrição: ROMÃO, A. C. A relevância dos indicadores de desempenho no processo de tomada de decisões: um estudo de caso na empresa Cancelata Indústria e Comércio de Précompressos LTDA de Mairiporã - SP. 2013. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10478
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Caroline Romão.pdfPDF - Ana Caroline Romão95.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.