Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10482
Título: Contabilidade gerencial: ferramenta de auxílio na tomada de decisões em MPE'S
Autor(es): Romão, Romeu de Andrade
Palavras-chave: Micro e Pequenas empresas
Contabilidade gerencial
Data do documento: 6-Mai-2014
Resumo: As micro e pequenas empresas (MPEs), são um dos principais ramos de sustentação da economia brasileira, quer pela sua capacidade geradora de empregos, quer pelo seu número de estabelecimentos presentes em todo território nacional, estão presentes em vários segmentos, em empresas familiares ou em pequenas parcerias. A gestão dos negócios das MPE´S é um desafio para os empresários, dados revelam que 68% encerram suas atividades por questões gerenciais considerando-se com um dos principais motivo para falência. Diante este contexto, a presente pesquisa teve como objetivo principal evidenciar o alto poder informacional da contabilidade gerencial como ferramenta de auxílio na tomada de decisões em MPE´S. A metodologia utilizada quanto aos meios para se alcançar os objetivos propostos, o estudo se desenvolveu a através de uma pesquisa bibliográfica. Quanto aos objetivos, a caracteriza-se como descritiva e como método de abordagem do problema foi o qualitativo. Ao final do trabalho pôde-se perceber que a contabilidade gerencial é das mais importantes ferramentas de auxílio à tomada de decisões, proporcionando um maior número possível de informações que atendem às necessidades dos seus administradores e demais usuários. Percebe-se ainda como uma ferramenta indispensável a qualquer tipo de negócio, um suporte sobre o qual se apoiará o micro e pequeno empresário em suas decisões gerenciais.
Descrição: ROMÃO, R. A. Contabilidade gerencial: ferramenta de auxílio na tomada de decisões em MPE'S . 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10482
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romeu de Andrade Romão.pdfPDF - Romeu de Andrade Romão64.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.