Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10483
Título: Tecnologia da informação na contanbilidade: um estudo empírico sobre a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em empresas do simples nacional da cidade de Sumé/ PB
Autor(es): Oliveira, Rita de Cássia da Silva
Palavras-chave: Custo financeiro da Nota Fiscal Eletrônica
Simples Nacional
Nota Fiscal Eletrônica (NF- e)
Data do documento: 29-Set-2014
Resumo: A nota fiscal eletrônica é um passo importante para a modificação na forma de registrar as transações comerciais de mercadorias e também de serviços, pois, visa substituir o meio manual pelo eletrônico. A presente pesquisa objetivou identificar as dificuldades para implantação da Nota Fiscal eletrônica nas empresas tributadas pelo Simples Nacional, a partir da percepção dos empresários contábeis, do município de Sumé – PB, tendo em vista que, se justifica esta pesquisa no fato de existirem diversos benefícios para a empresa que passa emitir a nota fiscal de forma eletrônica. Para o desenvolvimento desta pesquisa empírica de abordagem qualitativa, adotou-se como procedimento a pesquisa bibliográfica e documental, quanto aos objetivos está caracterizada como exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário de questões fechadas a cinco empresários contábeis. A aplicação do questionário foi de fundamental importância para a captura dos dados, os quais possibilitaram o alcance dos objetivos. As dificuldades identificadas na pesquisa consistem, especificamente, no custo financeiro para investir em recursos tecnológicos, bem como, com a preparação e adaptação de pessoal ao projeto. Notadamente, na percepção dos empresários contábeis, a reclamação mais frequente no processo de implantação do projeto supracitado é a complexidade do software utilizado.
Descrição: OLIVEIRA, R. C. S. Tecnologia da informação na contabilidade: um estudo empírico sobre a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em empresas do simples nacional da cidade de Sumé/ PB. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10483
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cássia da Silva Oliveira.pdfPDF - Rita de Cássia da Silva Oliveira106.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.