Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10485
Título: Imposto de renda das pessoas físicas: uma nova proposta de cálculo e apuração mensal.
Autor(es): Santos, Jéssica Freitas dos
Palavras-chave: Imposto sobre a renda (Pessoa física)
Rendimento tributável
Restituição (Receita Federal do Brasil)
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: O presente estudo aborda o imposto de renda das pessoas físicas (IRPF), especificamente em seus aspectos de cálculo e apuração para os contribuintes, o qual tem como principal objetivo verificar a contribuição de uma nova proposta de apuração de (IRPF) mensal comparado ao modelo disponibilizado pela Receita Federal do Brasil. Para tanto, a fim de responder ao objetivo principal da pesquisa, os procedimentos metodológicos foram divididos em: quanto aos objetivos a pesquisa foi classificada como exploratória e descritiva; quanto aos procedimentos, bibliográfica, documental e estudo de multi caso; quanto à abordagem classificou-se com qualitativa; e quanto ao método, dedutivo e pesquisa de desenvolvimento. Para isso, foram analisados três casos distintos: o primeiro foi de uma professora aposentada e que também é pensionista do INSS, uma professora do (IFPB) e um médico anestesista, o qual também é vinculado a uma cooperativa no estado de Pernambuco. Para isso, os dados para o cálculo do (IRPF) mensal foram obtidos através de e-mails dos pesquisados e posteriormente foi calculado e apurado o referido imposto no novo modelo proposto nesta pesquisa e no aplicativo da Receita Federal do Brasil fornecido em sua página da internet. Dessa forma, a nova proposta de cálculo e apuração do (IRPF) mensal contribuiu significativamente, pois o contribuinte pode entender melhor e contatar quanto realmente arcar de imposto. E, consequentemente, será possível diminuir o valor, aumentar sua restituição ou até mesmo não pagar o imposto, no momento em que fizer sua declaração anual de (IR).
Descrição: SANTOS, J. F. Imposto de renda das pessoas físicas: uma nova proposta de cálculo e apuração mensal. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10485
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Freitas dos Santos.pdfPDF - Jéssica Freitas dos Santos102.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.