Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10491
Título: Índices de seca meteorológica para a microrregião de Petrolina, PE, e Juazeiro, BA
Autor(es): Farias, Maysa Porto
Palavras-chave: Clima
Seca Meteorológica
Variabilidade da Chuva
Microrregião do Nordeste
Data do documento: 11-Dez-2014
Resumo: A irregularidade na distribuição da chuva no semiárido nordestino tem sido um dos fatores limitantes ao desenvolvimento e à estabilização da produção agrícola. Diante disto, houve a necessidade de se estudar o regime hídrico da microrregião de Petrolina, PE, e Juazeiro, BA, utilizando-se os índices de seca meteorológica da Porcentagem Normal (IPN), de aridez de Martone (IAM), de Anomalia de Chuva (IAC), de chuva de Lang (ICL), o padronizado de precipitação modificado (SPIM) e o de Aridez de Thornthwaite (IAT), sendo essas determinações os objetivos principais deste trabalho. Foram utilizados dados mensais de precipitação pluvial, extraídos do site da Embrapa semiárido, correspondente o período de 1975 a 2013, sendo analisados mediante critérios e procedimentos da estatística climatológica e estabelecidos o regime pluvial, nas escalas mensal, sazonal, anual e décadal e calculados os índices de secas. Os principais resultados mostram que os modelos de distribuição de chuvas, para ambas as localidades, são irregulares, assimétricos e a estação chuvosa dura cerca de quatro meses (dez-mar), além de ser variável em quantidade, distribuição e duração. O período chuvoso, nas duas localidades, ocorre entre o verão e o outono e chove o 86,0 % do total anual, em Petrolina, e de e 91,0 %, em Juazeiro. A década de 90 foi a mais seca, em ambas as localidades, embora a mais chuvosa em Petrolina tenha ocorrido na de 80 e, em Juazeiro, na de 00. A variabilidade da média da precipitação pluvial, nas últimas três décadas, está dentro do intervalo de dispersão da média e, portanto, não há indícios de mudança no regime pluvial. A variabilidade temporal das séries de precipitação indica que meses ou anos extremamente secos podem ser precedidos e/ou seguidos por períodos úmidos ou normais e vice-versa. A maioria dos índices de secas se mostrou bom indicador para diagnosticar o tipo de seca e/ou variabilidade da chuva, embora a nomenclatura da categoria/tipo de seca seja especifica de cada método. Os índices de chuva de Lang e o de aridez de Thornthwaite não expressaram adequadamente as condições do regime pluvial e/ou à categoria da seca. Os índices de secas mostraram ser uma ferramenta importante para monitorar a variabilidade da chuva e/ou da intensidade da seca.
Descrição: FARIAS, M. P. Índices de seca meteorológica para a microrregião de Petrolina, PE, e Juazeiro, BA. 2014. Monografia (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10491
Aparece nas coleções:I - GRHS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maysa Porto Farias.pdf24.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.