Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10493
Título: Perfil das atividades apicultura e meliponicultura na região semiárida
Autor(es): Bezerra, Wladimir Siqueira
Palavras-chave: Apicultura
Meliponicultura
Benefício Socioeconômico
Benefício Ambiental
Data do documento: 14-Ago-2014
Resumo: A apicultura e Meliponicultura são atividades produtivas que não exigem um alto investimento inicial e é capaz de causar impactos positivos, tanto socioeconômicos, quanto ambientais, e por isso, é uma atividade eficaz de inserção produtiva e de geração de emprego e renda para as famílias rurais. Diante deste contexto, o presente estudo objetivou analisar como se dar a atividade apícola nos municípios de Barra de Santana-PB, Boqueirão-PB e Caturité-PB, de forma a evidenciar a importância socioeconômica e ambiental da meliponicultura para as famílias rurais locais. Para tanto, utilizou-se como metodologia: i) pesquisas bibliográficas; ii) estudos de campo; e iii) aplicação de questionários semiestruturados para obter um perfil socioeconômico dos apicultores, e analisar seus anseios e suas práticas para com a conservação dos recursos florestais. Após os estudos realizados, obteve-se como resultados: 1) os modos de produção da meliponicultura local se caracterizam como rudimentares, mas de grande eficiência para com a criação de abelhas e produção de mel; 2) as principais espécies de abelhas criadas são: italiana (Apis melíferas), jandaira (Melipona subnitida Ducke) e manduri/rajadinha (Melipona asilvae Moure), em virtude de maior produtividade, ou por não serem agressivas; e 3) a apicultura tem contribuído para a convivência das famílias rurais com as condições edafoclimáticas do semiárido à medida que: tem possibilitado benefícios socioeconômicos (declínio do êxodo rural, geração de emprego e renda, ocupação da família do campo, etc.) e ambientais (polinização de espécies vegetais, o que tem contribuído para a variabilidade genética a para a biodiversidade vegetal). Finalmente, sabe-se que a meliponicultura é uma atividade de grande importância no cenário socioambiental vigente. Diante disso, torna-se eminente promover a “disseminação” das boas práticas apícolas e melíponas, com as quais será possível compatibilizar o progresso socioeconômico à conservação dos recursos naturais, e com isso, alcançar seu destaque enquanto uma atividade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.
Descrição: BEZERRA, W. S. Perfil das atividades apicultura e meliponicultura na região semiárida. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10493
Aparece nas coleções:I - GRHS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wladimir Siqueira Bezerra.pdf13.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.