Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10498
Título: Comparação de dados diários de evapotranspiração de referência estimados pelos métodos de Penman-Monteith e tanque Classe A, para Campina Grande, PB
Autor(es): Cabral Júnior, Jório Bezerra
Palavras-chave: Climatologia
Evapotranspiração de Referência
Recurso Hídrico
Água
Data do documento: 18-Dez-2014
Resumo: A evapotranspiração de referência (ETo) é um elemento de grande importância para o planejamento dos recursos hídricos, sendo a agricultura uma das atividades que mais consome água.As perdas de água de superfícies vegetais podem ser quantificadas, utilizando-se métodos de estimativas da ETo, como o do Tanque Classe “A” (EToTCA) que é um dos mais simples e um dos mais utilizado. No entanto, alguns trabalhos têm mostrado que esse método pode gerar imprecisão nos resultados, a depender do local e do clima. Diante disto, realizou-se um estudo comparativo entre os dados diários de EToTCA, utilizando-se diferentes coeficientes do Tanque Classe A (Kp), e os do método padrão (Penman-Monteith-ETo_PM), parametrizado pela FAO, para as condições de Campina Grande, PB. Utilizando-se séries diárias de evaporação do Tanque Classe A (TCA) e de outros elementos do clima geradas na estação meteorológica da EMBRAPA Algodão, em Campina Grande, PB, no período de 01.01.1977 a 31.12.2013. Os dados de evaporação do TCA foram convertidos em ETo, usando os coeficientes propostos por Snyder (1992), Allen et al. (1998), Cuenca (1989) e Pereira et al. (1995), e os demais dados usados para estimar a ETo pelo método de Penman-Monteith FAO, sendo comparados entre si e analisados usando-se as medidas estatísticas de tendência central (média e mediana), de dispersão (variância, desvio padrão), de frequência e de separatrizes (quartis). As análises comparativas foram feitas utilizando a correlação de Pearson, os índices estatísticos propostospor Willmott et al., (1985), teste “t-student” e análise de variância, com teste Tukeya 5% de significância. Os testes não paramétricos: Run (homogeneidade), Mann-Kendall (tendência) e Sen (magnitude) foram utilizados para averiguar se há tendências nas séries temporais.Os principais resultados indicaram que aETomédia mensal foi maior no período seco (outubro a dezembro). Em 50% dos dias dos meses (março a agosto) os totais de evapotranspiração de referencia, pelo método de PM, foram menores que os do TCA. Os índices de desempenho entre os métodos foram, na maioria insatisfatória, e alcançaram desempenho (“c”), enquadrado como sendo mediano, para as estações outono e inverno, sendo assim recomenda-se (na impossibilidade de estimar a ETo pelo método de PM) estimar a ETo pelo TCA utilizando-se o coeficiente do TCA proposto por Snyder, para as condições de Campina Grande.
Descrição: Cabral Júnior, J. B. Comparação de dados diários de evapotranspiração de referência estimados pelos métodos de Penman-Monteith e tanque Classe A, para Campina Grande, PB. 2014. 72f. Monografia (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semi-árido) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10498
Aparece nas coleções:I - GRHS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jório Bezerra Cabral Júnior.pdf2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.