Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1049
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Sinezia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-15T12:02:25Z | - |
dc.date.available | 2013-07-15T12:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1049 | - |
dc.description | MARTINS, S. dos. S. Geografia e paisagem na escola: a imagem como recurso didático para a construção de novos saberes. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda de um tema de grande relevância para a sociedade atual, visto que debatemos sobre o tratamento das informações e as suas representações gráficas. Os diversos tipos de representações são cada vez mais imprescindíveis na transmissão, interpretação, análise e crítica dos fatos e fenômenos contemporâneos. Parece ser evidente que a representação gráfica, como linguagem universal, é extremamente eficaz para atenuar as barreiras linguísticas e culturais entre os povos e entre os indivíduos. Para a elaboração dessa monografia, utilizamos como referencial teórico-metodológico autores da Geografia e de áreas afins, a exemplo de: Almeida (1989), Claval (2001), Martinelli ( 2003), Santos (2004), Moraes ( 2005) entre outros. Esses autores nortearam todas as fases da pesquisa. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a categoria paisagem e a forma de representações espaciais, em seguida, fizemos uma avaliação do livro didático de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental, utilizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho, que está localizada no município de Guarabira, Paraíba. Vale salientar que foram ministradas aulas nessa escola para entender como os estudantes interpretam e criam imagens acerca dos conteúdos disponíveis no livro didático. Para concluir fizemos uma análise sobre a percepção e cognição através da leitura da paisagem por meio de um trabalho de campo com estudantes. A partir da avaliação identificamos resultados bem significativos no que diz respeito a Geografia e ao entendimento da paisagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Alecsandra Pereira da Costa Moreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geografia - ensino | pt_BR |
dc.subject | Representações gráficas | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.title | Geografia e paisagem na escola: a imagem como recurso didático para a construção de novos saberes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sinezia dos Santos Martins parte 1.pdf | Sinezia dos Santos Martins parte 1 | 3.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Sinezia dos Santos Martins parte 2.pdf | Sinezia dos Santos Martins parte 2 | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.