Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10502
Título: A informalidade e as transformações espaciais da Feira da Prata- Campina Grande- PB
Autor(es): Lucena, Dhaianny Alves de Araújo Gomes
Palavras-chave: Feira livre
Espaço geográfico
Comércio informal
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: A feira livre é um dos fenômenos políticos, econômicos, sociais e culturais mais antigos do mundo. A Feira livre da Prata se desenvolveu no bairro do mesmo nome acerca de 60, em Campina Grande-PB. Este trabalho tem como objeto de estudo a informalidade e as transformações espaciais na Feira da Prata. A pesquisa, ora desenvolvida realizou a coleta de materiais, através do contato com, moradores, consumidores e trabalhadores “feirantes” informais que responderam a um questionário, no qual foi necessário estabelecer um recorte dentro dos limites da feira e adjacências. Esta coleta subsidiou a análise que explicitou o processo de mudanças espaciais e estruturais ocorridas na Feira da Prata, dessa forma especifica a dualidade formada apos a reforma, evidenciando as principais características que favoreceram essas mudanças compreendendo a nova organização espacial e a informalidade refletida na mudança, que ao longo do tempo seguiu o padrão tradicional de feira livre, com a reforma é perceptível a perda de algumas práticas culturais, sofreu e sofre transformações espaciais e a reprodução do seu espaço está diretamente ligada a sua especificidade e a informalidade. Pode-se observar uma nova caracterização estrutural na sua organização comercial. Para construção da pesquisa é necessário o uso teórico metodológico, analisar a natureza socioeconômica e cultural dos trabalhadores informais da Feira da Prata, evidenciar o valor sócio cultural dessa trajetória nesse mercado informal, e investigar materiais empíricos e históricos inseridos nesse espaço urbano comercial para entender o funcionamento da feira na atualidade.
Descrição: LUCENA, D. A. de A. G. A informalidade e as transformações espaciais da Feira da Prata- Campina Grande- PB. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10502
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dhaianny Alves de Araújo Gomes Lucena.pdf11.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.