Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10503
Título: Processo avaliativo: caminhos e desafios no ensino de geografia em Campina Grande-PB
Autor(es): Lira, Ingrind Isabelle Queiroz de
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Avaliação
Ensino Médio
Data do documento: 16-Nov-2014
Resumo: Este estudo tem como objetivo discutir a importância da atividade avaliativa no ensino de Geografia no terceiro ano do ensino médio, nas escolas Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Nenzinha Cunha Lima e Solom de Lucena em Campina Grande. conhecendo a sua importância na construção humana dos sujeitos que vivenciam o processo educativo. Avaliar é uma ação de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem, justamente por fazer parte das práticas educativas escolares cotidianas. Com a Geografia isso não é diferente a avaliação é uma das etapas intrínsecas do fazer docente. Dessa forma, esta pesquisa apresenta-se com uma tipologia exploratória, seguindo uma abordagem qualitativa e quantitativa, conduzida pela corrente fenomenológica, pois as investigações partem da percepção e da interatividade dos sujeitos envolvidos no processo de avaliação. Esta pesquisa destaca que a Geografia é umaciência e disciplina escolar pertinente não apenas para o currículo escolar, mas para um raciocínio espacial, por isso não pode ser avaliada de qualquer forma, é preciso entender as singularidades não apenas dos conteúdos geográficos, mas dos alunos, bem como seus anseios, suas curiosidades e seus questionamentos. Assim, a avaliação é um momento no qual o docente poderá verificar de maneira objetiva e subjetiva, escrita ou oral, individual ou em grupo, ou seja, de diversas formas e tempos se o aluno está alcançando uma aprendizagem ou não junto aos conhecimentos da Geografia. Para tanto, avaliar não deve ser apenas um processo com hora e data marcada, o docente deve perceber que o aluno pode demonstrar seu conhecimento de diversas maneiras, principalmente quando apresenta um novo pensamento e ação que os levem a serem questionadores e construírem suas próprias ideias e conceitos. Por isso é importante discutir qual a avaliação que os profissionais de Geografia estão praticando nas escolas públicas de Campina Grande, sobretudo no 3º ano do Ensino Médio, tendo em vista que esta é fase que o aluno concluirá a Educação Básica e por isso é preciso conhecer qual a avaliação e consequentemente qual a aprendizagem eles estão levando da Geografia.
Descrição: LIRA, I. I. Q. de. Processo avaliativo: caminhos e desafios no ensino de geografia em Campina Grande-PB. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10503
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrind Isabelle Queiroz de Lira.pdf4.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.