Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10504
Título: Potencial erosivo das chuvas na sub-bacia hidrográfica do Rio Taperoá-PB
Autor(es): Maciel, Jadson dos Santos
Palavras-chave: Erosividade das Chuvas
Bacia Hidrográfica
Região Semiárida
Data do documento: 2-Dez-2014
Resumo: A precipitação pluvial por meio da erosividade das chuvas é o elemento natural que mais participa de forma ativa na erosão dos solos, pois a chuva é o principal fator que ocasiona a modelagem da paisagem e deve ser estudada para se obter informações sobre a intensificação do processo de erosão. De modo geral, se todos os outros fatores se mantiverem constantes a única variável nas escalas temporal e espacial são as chuvas tornando a perda de solo proporcional a erosividade das chuvas. Diante disto houve a necessidade de avaliar o potencial da erosividade das chuvas na sub-bacia hidrográfica do Rio Taperoá (SBHRT), descrevendo-a espacial e temporalmente, sendo este o objetivo principal deste trabalho. Foram utilizados dados de precipitação de 22 postos, sendo 14 no interior e 8 fora da respectiva sub-bacia. Os dados foram acessados no site do DCA/UFCG e a partir deles foi determinado o fator erosividade. Por meio de ferramentas de geoprocessamento foram criados mapas que mostraram a variabilidade espacial e temporal das chuvas e de sua erosividade. Todas as análises foram trabalhadas, através do software Qgis 2.2, e através de técnicas de interpolação foram gerados mapas que demostrassem o potencial erosivo da bacia. Os resultados obtidos apontam que a SBHRT apresenta uma distribuição sazonal irregular da erosividade das chuvas com valores máximos em março e abril; de modo geral a sub-bacia apresenta potencial erosivo alto e médio e, consequentemente, elevado potencial para as perdas de solo por erosão hídrica, principalmente no setor oeste onde o potencial erosivo é considerado muito alto e alto.
Descrição: MACIEL, J. dos S. Potencial erosivo das chuvas na sub-bacia hidrográfica do Rio Taperoá-PB. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10504
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jadson dos Santos Maciel.pdf16.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.