Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10509
Título: A representação do circuito inferior da economia por meio das lanhouses no bairro Acácio Figueiredo, Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Hosana Vieira da
Palavras-chave: Economia Urbana
Circuito Inferior da Economia Urbana
Lanhouse - Estabelecimento Comercial
Inclusão Digital
Internet
Data do documento: 23-Jul-2014
Resumo: Diante da crescente necessidade de inserção econômica e social do indivíduo no cenário atual da sociedade, onde a tecnologia e a informação comandam as relações de geração de emprego e de comunicação, o presente trabalho visa analisar a representação do circuito inferior da economia urbana por meio das lanhouses no bairro Acácio Figueiredo, localizado na Alça Sudoeste, na cidade de Campina Grande-PB. Esta atividade destaca-se no referido bairro, à medida que possibilita tanto a reinserção econômica de alguns agentes responsáveis por pequenas atividades comerciais, como também a inclusão digital e a possibilidade real de acesso da comunidade a outros serviços que são pertinentes à utilização da internet. Para tanto, a pesquisa parte dos pressupostos teóricos de Milton Santos sobre os dois circuitos da economia urbana. No que se refere à metodologia utilizada, a pesquisa apoia-se na concepção materialista histórico-dialético, utilizando como procedimentos metodológicos pesquisas bibliográficas relacionadas à temática abordada, somando-se a observações in loco, a partir da coleta de dados e informações obtidos por intermédio de entrevistas, questionário e relatos dos moradores. Assim, orientados pela compreensão das mais diversas necessidades que se encontram interligadas a atual fase da globalização, conclui-se que as lanhouses são agentes socioeconômicos que representam alguns dos meios encontrados pela população de baixo poder aquisitivo para amenizar as problemáticas relacionadas à exclusão capitalista, visando sobreviver em meio ao sistema global, contraditório e desigual.
Descrição: Silva, H. V. da. A representação do circuito inferior da economia por meio das lanhouses no bairro Acácio Figueiredo, Campina Grande - PB. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10509
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hosana Vieira da Silva.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.