Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10511
Título: Dinâmica da paisagem do centro urbano de Aroeiras - PB: uma análise socioespacial
Autor(es): Santana, Luzia Martins de
Palavras-chave: Espaço Urbano
Crescimento Urbano
Organização Socioespacial
Data do documento: 23-Jul-2014
Resumo: O presente estudo é baseado nos conhecimentos teóricos, científicos e empíricos, além de levantamento in loco. Este estudo tem como objetivo analisar o centro e a dinâmica espacial da cidade de Aroeiras-PB. Sendo necessária para melhor entender sua dinâmica, a observação das relações socioespaciais da área central, mediante a verificação de sua organização espacial e o desenvolvimento do comércio e serviços. Foi executado um Levantamento in loco, através de entrevista com moradores da área, podendo analisar e identificar como se deu o crescimento, à organização sócioespacial e urbana do centro da cidade. O método utilizado foi o materialismo histórico e dialético, este mostra o espaço como algo dinâmico. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa, pois foi analisado toda a dinamicidade da paisagem, mostrado por meio dos aspectos sociais, econômico, político e cultural, ou seja, as vivências do ser humano sobre a paisagem. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2012 a 2014. Portanto, percebeu-se que no centro de Aroeiras-PB, sua organização espacial está baseada praticamente na dinâmica de comércio e serviços, que tem crescido consideravelmente em vista de ser uma cidade pequena, logo tem atraído a população local, não precisando deslocar-se com frequência para cidades médias em busca do comércio e de serviços.
Descrição: Santana, L. M. de. Dinâmica da paisagem do centro urbano de Aroeiras - PB: uma análise socioespacial. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10511
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luzia Martins de Santana.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.