Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10514
Título: O ensino de filosofia no limiar contemporâneo: o filósofo enquanto professor de filosofia
Autor(es): Silva, Anderson Alves da
Palavras-chave: Filosofia
Ensino de Filosofia
Educação
Ensino Médio
Crítica Filosófica
Data do documento: 29-Out-2014
Resumo: A busca de resultados imediatistas não permite o espaço necessário para o pensar crítico capaz de fomentar competências básicas destinadas à construção da autonomia do educando,mediante as suas relações sociais, educacionais e profissionais. Contudo, com o retorno do ensino da Filosofia no Brasil, inicialmente, como tema transversal apontado nos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1999 e a partir de 2009, com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei nº 9.394/95, a filosofia torna-se uma disciplina obrigatória no currículo do ensino médio em todo o país,portanto, a responsabilidade dos educadores a aplicá-la de maneira significativa, no processo de ensino e aprendizagem. A presença e aplicabilidade dessa nova disciplina ao currículo escolar, no ensino médio, devem expressar uma autonomia crítica a partir de seus conteúdos e não torná-la um mero reprodutor de atividades. Diante disso, este artigo apresenta o seguinte problema central de discussão: como inserir o ensino da filosofia numa proposta de educação crítica que articule os conteúdos do ensino médio com os saberes filosóficos dentro de uma perspectiva dialética e dialógica que contribua para uma transformação social? O objetivo geral deste estudo é apresentar uma concepção de ensino de Filosofia que associe os conteúdos do ensino médio a reflexão crítica filosófica, tanto na escola quanto fora dela. Os objetivos específicos são: perceber as concepções pedagógicas que norteiam o ensino da filosofia, demonstradas a partir de vários conceitos a respeito da questão de si ensinar Filosofia e sua importância, como ferramenta capaz de maturar os discentes no exercício do seu convívio social e profissional. A metodologia utilizada deu-se em torno de um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa que utilizou a pesquisa bibliográfica como fonte de dados. O presente estudo defende que o ensino da filosofia se caracteriza como um elemento necessário capaz de proporcionar uma inter-relação com as demais áreas do conhecimento.
Descrição: Silva, A. A. da. O ensino de filosofia no limiar contemporâneo: o filósofo enquanto professor de filosofia. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10514
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Alves da Silva.pdf331.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.