Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10515
Título: O estado de natureza como pressuposto do estado de Direito em Rousseau, Locke e Hobbes
Autor(es): Cândido, Andréa Barbosa
Palavras-chave: Filosofia
Contrato Social
Estado de Natureza
Data do documento: 24-Out-2014
Resumo: Esta pesquisa trata da visão do Estado de Natureza sob a perspectiva dos pensadores John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau cujas teorias influenciaram de forma marcante o pensamento ocidental. Esses filósofos desenvolveram suas teorias com a intenção de atribuir fundamentos à origem da vida social ou ao poder político. Buscaram explicar o período pré-social para compará-lo com a sociedade civil, cada um à sua maneira. São denominados contratualistas por estabelecerem um Contrato ou Pacto Social para nortear a sociedade. O objetivo geral dessa pesquisa é o de investigar sobre o Estado de Natureza na visão de John Locke, de Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau. O surgimento da civilização deu-se a partir da passagem do mundo natural ao Estado. Enquanto Hobbes concebia o estado natural como o estado de guerra, pleno de conflitos e dissensões, Locke concebe-o como o estado da perfeita liberdade. Para Rousseau, o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Rousseau, no século XVIII, expôs sua teoria no texto “Origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens” onde explica que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe; por outro lado, sua obra Do Contrato Social apresenta a vida pré-social, onde reinava a igualdade e o homem era bom.
Descrição: Cândido, A. B. O estado de natureza como pressuposto do estado de Direito em Rousseau, Locke e Hobbes. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10515
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Barbosa Cândido.pdf451.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.