Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1051
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Jailson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-15T12:40:43Z | - |
dc.date.available | 2013-07-15T12:40:43Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 621.637 8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1051 | - |
dc.description | ALVES, J. da. S. Software GIS Livre e o ensino - aprendizagem da geografia. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | No desenrolar desta monografia, busca-se em primeiro plano compreender a definição, componentes e funcionalidades do GIS e, sobretudo, mostrar a utilização de seus Softwares Livres como recurso didático para o ensino-aprendizagem da Geografia. Em nossa análise, inicialmente, enfatizaremos as diferenças conceituais entre Geoprocessamento e GIS e Software Livre e Gratuito. O processamento informatizado de dados georreferenciados é tido como geoprocessamento, enquanto o GIS é um de seus elementos. O SL não significa gratuito, e sim, livre, de liberdade, se referindo a todo e qualquer software que o programador crie e deixe disponível para que outros programadores possam modificar e melhorar de acordo com suas necessidades e ou interesses. Os SL GIS auxilia o aluno (usuário) numa melhor compreensão de seu espaço geográfico, uma vez que adequam diversos dados num mesmo setor. O referencial teórico baseia-se nas idéias do INPE (2009), Câmara e Davis (2001), Pereira e Silva (2001), Coutinho (2010), Farias (1999) Uchoa e Ferreira (2004), Bacic (2003), Valentim e Correia (2002), PCN’s (1998), Vieira (2001), Pazini e Montanha (2005), Kanegae (2003) e Medeiros (2009). O passo inicial dado para abordar tal temática, foi o interesse do autor na área da tecnologia da geo-informação e o fato de trabalhar secundariamente na informática. Os procedimentos e técnicas metodológicas consistiram em pesquisas bibliográficas, sobretudo através da rede mundial de computadores, a internet, haja vista a escassez de dados, informações e livros em nossas instituições de ensino sobre o tema aqui explanado. O trabalho aborda os efeitos da utilização dos softwares livres no meio geográfico e na sociedade como um todo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Eduardo de Santana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geoprocessamento | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | GIS | pt_BR |
dc.title | Software GIS Livre e o ensino-aprendizagem da geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jailson da Silva Alves.pdf | Jailson da Silva Alves | 2.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.