Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10520
Título: A demolição do Cemitério das Boninas- o silenciamento da memória campinense (1856-1931)
Autor(es): Silva, Suênia Carneiro da
Palavras-chave: Historiografia
Cemitério municipal- Campina Grande
Memória
Data do documento: 1-Dez-2014
Resumo: No ano de 1931 o primeiro cemitério municipal de Campina Grande foi demolido, para em seu lugar surgirem lojas comerciais, os restos mortais dos que ali estavam sepultados foram colocados em barris e transportados para o cemitério Nossa senhora do Carmo no Monte Santo sem nenhum marco que os assinalasse. Pretendemos com esse estudo investigar a reação da população local diante da demolição do antigo cemitério e da consequente remoção dos restos mortais sem o devido respeito que se supõe exigidos em tal situação. O que nos leva a questionar o porquê de não haver registros de qualquer mobilização no sentido de atribuir o devido respeito a esses mortos, Por que o apagamento dessa história e da memória campinense em se tratando de um tema tão caro a uma população de tradição católica. Em contato com as poucos relatos dos memorialistas paraibanos sobre esse fato percebemos que houve um silenciamento da memória Campinense em relação a demolição do antigo cemitério e da remoção dos restos mortais dos que ali estavam sepultados.
Descrição: SILVA, S. C. da. A demolição do Cemitério das Boninas- o silenciamento da memória campinense (1856-1931). 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10520
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suênia Carneiro da Silva.pdf7.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.