Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10521
Título: Uma instituição confessional masculina: o Diocesano Pio X e suas representações, práticas e cultura escolar dos anos 1894-1910
Autor(es): Silva, José Eudes Ferreira da
Palavras-chave: História da Educação
Colégio Diocesano Pio X
Cultura Escolar
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: A História Cultural e a História da Educação enquanto campos de reflexões são bastante recentes. Ambas surgiram no Brasil durante o século XX e vem sendo suporte teórico para importantes pesquisas no âmbito da historiografia. Para tanto, este trabalho objetiva abordar a luz das matrizes teoricas ressaltadas e das categorias de análise como a cultura, as representações e as práticas escolares a seguinte instituição confessional: O Colégio Diocesano Pio X. Mais precisamente o periodo de 1894 a 1910. No entanto, a escolha do objeto de pesquisa surgiu a partir de um mapeamento tematico realizado sobre o tema. Assim, a partir de um levantamento de fontes bibliográficas bem como da reflexão baseada em documentação primária tornou-se possivel a realização desta pesquisa. Destarte, constatamos que os trabalhos que objetivam investigar o universo instrucional dos colégios diocesanos no Brasil e, principalmente no ambito dos programas de pós-graduação no estado Paraíba ainda se apresentam lacunares.
Descrição: SILVA, J. E. F. da. Uma instituição confessional masculina: o Diocesano Pio X e suas representações, práticas e cultura escolar dos anos 1894-1910. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10521
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Eudes Ferreira da Silva.pdf12.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.