Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10522
Título: A dinâmica socioeconômica do pequeno comércio no bairro da Ramadinha II, Campina Grande-PB: uma realidade por trás de grades
Autor(es): Silva, Damião Araújo da
Palavras-chave: Violência Urbana
Comércio Informal
Espaço Urbano
Dinâmica Socioeconômica
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: O estudo desenvolvido é voltado aos pequenos comércios existentes no bairro da Ramadinha II, mesmo a maioria sendo comércios informais (sem registro legal para o funcionamento de uma atividade econômica) são formas que fazem parte do espaço urbano e da sua dinâmica socioeconômica, sobretudo, da vida de muitos que dependem exclusivamente deste comércio para o sustento da sua família. Então, por não ter condições financeiramente satisfatórias para a contratação de seguranças na porta do estabelecimento, o pequeno comerciante e a sua família utilizam a grade de ferro no seu estabelecimento a fim de se prevenirem da violência urbana, responsável pelas incomensuráveis perdas econômicas e sociais. A violência e os seus sentimentos derivados tem preocupado e comprometido às diversas formas de atividades econômicas do bairro, ou melhor, o seu fluxo econômico. Além disso, tem comprometido também a liberdade do morador em circular nas ruas do próprio bairro. O estudo consiste numa abordagem qualitativa constituída como estudo de campo, buscando assim, através da relação empírica com o bibliográfico, o assunto a ser alvo objeto de estudo. Assim, neste estudo proposto no bairro da Ramadinha II, vai ser focalizada a dinâmica dos comércios e comerciantes, sobretudo, analisar a dinâmica socioeconômica do pequeno comércio que se faz por trás de grades por motivos das ondas de violência e medo no bairro da Ramadinha II, em Campina Grande- PB.
Descrição: SILVA, D. A. da. A dinâmica socioeconômica do pequeno comércio no bairro da Ramadinha II, Campina Grande-PB: uma realidade por trás de grades. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10522
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião Araújo da Silva.pdf22.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.