Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10548
Título: Relatório final de estágio supervisionado IV
Autor(es): Oliveira, Maria do Socorro Ramos de
Palavras-chave: Língua portuguesa
Estágio supervisionado
Processo de ensino-aprendizagem
Data do documento: 25-Nov-2015
Resumo: O presente relatório é uma síntese das aprendizagens adquiridas e experiências vivenciadas nos estágios obrigatório I, II, III e IV da graduação em Letras/Língua Portuguesa. A primeira fase, estágios I e II foi dedicada ao 9º ano do Ensino Fundamental II e realizado nas instituições EMEF João Dionísio de Mendonça, cidade de Ingá/PB e EMEF Luis Ribeiro Coutinho, cidade de Juarez Távora/PB, onde foi observado a necessidade de o professor estar atento a metodologia de ensino em diferentes turnos de atuação, devido a uma maior participação dos alunos, que pode ser justificada pela diferença acentuada de faixa etária entre os turnos diurno e noturno. Pois isso reflete no desempenho escolar dos discentes, levando o docente a realizar diversas atividades sobre o mesmo conteúdo para facilitar e abranger o alcance do ensino-aprendizagem com toda a turma. Na segunda fase, estágios III e IV dedicada ao 3º ano do Ensino Médio no turno da noite, num primeiro momento foi observado às aulas e posteriormente ministradas. De acordo com a análise, verificou-se que o tempo dedicado as aulas é insuficiente para uma boa exposição do conteúdo abordado, assim como a falta de leitura dos alunos, que pode ser visto como uma dificuldade, mas, com a utilização de vídeos a leitura tornou-se mais atrativa. No entanto, a gramática continuava sendo um entrave no processo de ensino-aprendizagem, mas com exercícios e a prática de produção textual percebeu-se melhor compreensão dos conhecimentos gramaticais. O Estágio Supervisionado cumpriu o que sua função determina, proporcionou conhecimento da prática do ensino de Língua Portuguesa, fazendo-nos identificar as dificuldades dos alunos na língua materna, os problemas causados pela gramática normativa utilizada na forma tradicional, apenas sistemática e sem sentido, mas que os alunos possuíam menos dificuldades de responder as questões do que exercícios gramaticais mais contextualizados e com a utilização de textos. Isso ocorre devido à falta do conhecimento na interpretação de textos. Nesse sentido, a diversidade de atividades é uma das portas a serem utilizadas pelos professores de Língua Portuguesa para conseguirem não apenas a atenção de seus alunos, mas levar a prática de interpretação e produção do conhecimento que as variedades textuais oferecem. Durante o processo, nos apropriamos dos conhecimentos de Libâneo (1994) para o qual a relação entre professor e aluno tem uma importância fundamental pra o processo de ensino-aprendizagem; Pimenta e Lima (2012) com as quais aprendemos a utilizar o estágio como um momento de auto-reflexão de nossa prática educacional e durante as observações; as concepções da sociolinguística na educação da língua portuguesa por Barros (2013) e do uso da leitura de modo a apreciá-la, aprofunda-la para torna-la significativa de Marchucshi (2008).
Descrição: OLIVEIRA, Maria do Socorro Ramos de. Relatório final de estágio supervisionado IV. 2015. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10548
Aparece nas coleções:93 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA DO SOCORRO RAMOS DE OLIVEIRA.pdf9.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.