Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10555
Título: Leitura: uma porta aberta na concepção do cidadão do EJA
Autor(es): Gomes, Sandra Cleia de Sousa
Palavras-chave: Dificuldades em leitura
Educação de jovens e adultos
Formação de leitor
EJA
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima em Campina Grande –PB, modalidade Educação de Jovens e Adultos –EJA. Esta pesquisa insere-se no contexto de pesquisa descritiva, Nosso objetivo foi identificar as dificuldades de leituras que os alunos do EJA encontram para o desenvolvimento da leitura em sala de aula e, por extensão, fora dela. Partimos da seguinte questão-problema: Quais as dificuldades que os alunos do EJA encontram em leitura na sala de aula? Com esse intuito aplicamos um questionário com perguntas referentes à leitura com os alunos da escola citada acima do qual extraímos os dados para análise. Concluímos que os alunos estão muito distantes de serem leitores críticos e reflexivos e que eles não leem por prazer e sim por obrigação e não como uma prática social prazerosa. Para esse estudo, a pesquisa teve o embasamento teórico de autores como Demo (2009), Kato (1996), Puck (2007), Freire (2000), Rojo (2009), entre outros.
Descrição: GOMES, Sandra Cleia de Sousa. Considerações acerca do uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitador no processo de ensino e aprendizagem. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10555
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SANDRA CLEIA DE SOUSA GOMES.pdf964.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.