Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10557
Título: Orçamento democrático na Paraíba: a participação da população nas decisões orçamentárias
Autor(es): Vasconcelos, Ariana Soares Dias
Palavras-chave: Orçamento democrático
Gestão participativa
Paraíba
Orçamento participativo
Administração pública
Data do documento: 17-Mar-2016
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar através de pesquisa descritiva a participação da sociedade nas decisões do Orçamento Democrático Estadual na Paraíba. Com esse intuito foi realizada uma revisão bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de referência virtual. Os resultados baseados nas pesquisas mostraram que desde o ano de 2011 quando foi implantado, o Orçamento Democrático Estadual na Paraíba é uma experiência satisfatória na esfera estadual, é visto como um elemento que promove uma Gestão Participativa. Toda base para um Orçamento Democrático já se encontra na estrutura da Administração Pública, cabendo à população participar e fiscalizar o orçamento. Esta forma de administração possibilitou a participação da população na definição das prioridades de cada região e por sua vez em cada cidade por meio das audiências regionais, compartilhando o poder de decisão e de planejamento. O estudo demonstrou ainda como o Orçamento Democrático pode ser uma ferramenta eficiente para a Gestão Democrática dos recursos públicos no Estado, articulado de forma eficiente pelos diversos atores sócio-políticos. A opinião popular demonstra também características influentes, que enriquecem a Gestão Participativa de forma geral, pois visam dar continuidade as ações citadas pelo povo, cultivando assim uma cidadania ativa.
Descrição: VASCONCELOS, Ariana Soares Dias. Orçamento democrático na Paraíba: a participação da população nas decisões orçamentárias. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10557
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ARIANA DOARES DIAS VASCONCELOS.pdf558.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.