Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10558
Título: A alfabetização de jovens e adultos como "verdadeira" transformação social
Autor(es): Sobreira, Antônia Alves de Sousa
Palavras-chave: EJA
Dificuldades
Métodos
Apendizagem
Alfabetização
Data do documento: 2014
Resumo: Cercados hoje por um mundo de transformações e exigências a alfabetização é uma das possibilidades que os jovens e adultos encontram para acompanhar esse desenvolvimento em um mundo globalizado. É neste sentido que os educadores de jovens e adultos, enquanto agentes condutores do processo ensino-aprendizagem devem olhar e compreender as condições sociais, econômicas, políticas e emocionais desses alunos e como, “pessoas humanas,” para que eles possam fazer uso de seus direitos, que estão assegurados na Constituição Federal e de fato participarem da vida social. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo geral analisar as dificuldades enfrentadas pelos jovens e adultos na modalidade da EJA na escola professor Nestor Antunes de Oliveira em Santa Cruz PB, através das diferentes concepções de professores, alunos e funcionários. Como instrumento de coletas de dados utilizou-se de questionários que pretendiam uma abordagem qualitativa e quantitativa do problema em questão. Como apoio teórico buscou-se embasamento nos estudos de Libâneo (1994-1996-2004), Freire (1979-1982-1983), Fernandes (2004), Galvão (2007), entre outros.
Descrição: SOBREIRA, Antônia Alves de Sousa. A alfabetização de jovens e adultos como "verdadeira" transformação social. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10558
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANTÔNIA ALVES DE SOUSA SOBREIRA.pdf330.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.