Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10561
Título: A ferramenta da análise das demostrações contábeis na verificação da situação econômica financeira das empresas: um estudo de caso nos postos de combustíveis do Cariri Paraibano
Autor(es): Santos, José Wellington Leandro dos
Palavras-chave: Análise das demonstrações contábeis
Índice de liquidez
Índice de rentabilidade
Data do documento: 13-Mar-2015
Resumo: A informação contábil deve ser revestida de qualidade, sendo clara, objetiva e útil para os usuários, sejam estes usuários internos ou externos. Através da análise das demonstrações contábeis pode-se conhecer a real situação econômica financeira das empresas e consequentemente visualizar suas tendências futuras. A comparação entre os índices de empresas de mesmo segmento é de fundamental importância para os usuários, tendo como exemplo as duas empresas estudadas, uma vez em que pode-se ter uma ampla visão de como outras empresas de mesma área de atuação se comportam na economia, a comparação revela se a empresa esta em uma situação financeira próxima das demais ou muito divergente, esta avaliação é sempre feita em cima dos três últimos anos, mostrando-nos a tendência futura da empresa, consolidando assim uma postura adequada para o processo de tomada de decisão, para consequentemente atingir assim bons resultados e viabilizar decisões seguras, adotadas através da análise realizada. Neste contexto, o presente trabalho utilizou-se de uma amostra constituída de 02 empresas comerciais varejistas de combustíveis, analisando os demonstrativos relativos aos períodos de 2011-2013. A tipologia quanto aos objetivos da pesquisa utilizado foi o método exploratório, quantitativo, qualificativo, explicativo, descritivo, bibliográfico, que teve como objetivo comparar as informações geradas por meio da Análise das Demonstrações Contábeis. Um estudo de caso nos postos de combustíveis Do Cariri Paraibano a partir da conceituação da Análise das Demonstrações Contábeis, por meio de pesquisas à literatura, tratando-se de um trabalho com o objetivo de evidenciar as possibilidades de conhecimento da situação econômico-financeira das empresas por meio das técnicas e fórmulas usuais. Elaborado estudo das Demonstrações Contábeis das empresas: Auto Posto Novo Horizonte e Egilberto Ferreira da Silva.
Descrição: SANTOS, J. W. L. A ferramenta da análise das demostrações contábeis na verificação da situação econômica financeira das empresas: um estudo de caso nos postos de combustíveis do Cariri Paraibano. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10561
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Wellington Leandro dos Santos.pdfPDF - José Wellington Leandro dos Santos95.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.