Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10565
Título: Formação em Ciências Contábeis frente às exigências para o ingresso no mercado de trabalho: um estudo de caso em uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Paraíba
Autor(es): Aragão, Adson Ivandemberg Silva
Palavras-chave: Mercado de trabalho
Teoria e Prática
Curso de Ciências Contábeis
Data do documento: 3-Set-2014
Resumo: A presente pesquisa objetivou conhecer a percepção que os estudantes do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, têm em relação à formação acadêmica frente às atuais exigências para o ingresso no mercado de trabalho. Para o desenvolvimento desta pesquisa empírica de abordagem qualitativa, foi adotada a tipologia exploratória, tendo como procedimentos a pesquisa de levantamento, bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário de questões fechadas aos discentes matriculados no último período do curso. Os dados obtidos revelam que as metodologias do curso voltadas às aulas teóricas são consideradas pelos pesquisados em uma escala de pouco satisfatória a satisfatória. Já em relação às metodologias de ensino do curso voltadas às aulas práticas e com o uso de tecnologia, a maioria dos concluintes responderam ser pouco satisfatórias. Os pesquisados não se consideram capacitados para operar a tecnologia no contexto do fazer contábil, e buscam, sempre que possível, por conhecimentos além dos adquiridos durante a graduação, sendo esta por meio da participação em seminários, simpósios, encontros e congressos da área. Avaliam ainda, que o curso deve considerar, parcialmente, áreas específicas para atender às demandas do mercado de trabalho, já que o mesmo não oferece formação totalmente adequada à empregabilidade, e que em função disso, se sentem inseguros para atuar sozinhos na área ao concluir a graduação.
Descrição: ARAGÃO, A. I. S. Formação em Ciências Contábeis frente às exigências para o ingresso no mercado de trabalho: um estudo de caso em uma instituição pública de Ensino Superior do Estado da Paraíba. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10565
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adson Ivandemberg Silva Aragão.pdfPDF - Adson Ivandemberg Silva Aragão102.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.