Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10568
Título: Aplicação do custeio variável e das relações entre custo volume lucro: um estudo de caso na Karmélia Indústria de Artefatos em Couro
Autor(es): Silva, Sheylla Lima da
Palavras-chave: Gestão de custos
Custo-Volume-Lucro (CVL)
Custeio variável
Setor calçadista
Data do documento: 6-Ago-2014
Resumo: A competitividade que é imposta as organizações diariamente, associada a grande importância do setor calçadista para a economia brasileira, principalmente para a região Nordeste e, as ferramentas que a contabilidade de custos possui para garantir a sobrevivência empresarial, desencadeou o objetivo desse estudo, que foi demonstrar a contribuição do custeio variável e das ferramentas das relações custo -volume-lucro no processo de tomada de decisão em uma empresa industrial de artefatos em couro. A escolha desta temática se justifica em decorrência da relevância dada ao tema pela literatura contábil-gerencial e também pela pouca incidência de publicações pertinentes ao assunto. A metodologia utilizada classifica -se como um estudo exploratório, descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa. Quanto aos meios trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, por meio de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância do custeio variável e das ferramentas das relações custo volume-lucro, mediante sua aplicação nas quatro linhas de produção da indústria estudada, relativo ao ano de 2012; e revelaram que, apesar da 1ª Linha de produção ser considerada pelos administradores a mais lucrativa para a empresa, e embora, tenha contribuído com uma parcela significativa de margem de contribuição total, de fato, a 2ª Linha de produção que apresentou melhores resultados. A 3ª Linha de produção embora tenha apresentado a menor marge m de contribuição por unidade, foi a que contou com a maior quantidade produzida pela empresa. E por fim, a 4ª Linha de produção apresentou a maior margem de contribuição por unidade. Neste aspecto, o presente trabalho possibilitou aos gestores da empresa o conhecimento de uma teoria contábil-gerencial, que propicia uma gestão de custos eficiente, que por sua vez, disponibiliza informações organizacionais valiosas.
Descrição: SILVA, S. L. Aplicação do custeio variável e das relações entre custo volume lucro: um estudo de caso na Karmélia Indústria de Artefatos em Couro. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10568
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sheylla Lima da Silva.pdfPDF - Sheylla Lima da Silva141.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.