Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10572
Título: Equações do 1° grau: caminhos possíveis utilizando jogos matemáticos
Autor(es): Tony Regy Ferreira da Silva
Souza, José Anatone de
Palavras-chave: Ensino das equações
Jogos na matemática
Educação algébrica
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba no Campus – VI, o objetivo central desta pesquisa foi analisar potencialidades do uso dos jogos como recurso para o ensino de equações do 1º grau. Esta pesquisa surgiu de reflexões durante o curso de graduação, no qual, a partir de revisão da literatura sobre jogos e ensino de álgebra, nos interessamos pela temática. O ambiente onde a pesquisa ocorreu foi uma turma do Programa Mais Educação em uma Escola Municipal de Serra Branca - PB, onde diante das dificuldades dos alunos na solução de equações do 1º grau, decidimos construir os jogos que foram aplicados com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. De caráter qualitativo, de acordo com Fiorentini e Lorenzato (2006) se aproximando da perspectiva da observação participante. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados diários de bordo e questionário de diagnóstico. Ao final da pesquisa foi possível notar que houve uma melhor compreensão por parte dos alunos, especialmente na resolução das equações do 1º grau.
Descrição: SOUZA, J. A. Equações do 1° grau: caminhos possíveis utilizando jogos matemáticos. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10572
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Anatone de Souza.pdfPDF - José Anatone de Souza62.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.