Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10576
Título: Práticas pedagógicas dos professores de Educação Física das escolas públicas no município de Ingá-PB
Autor(es): Nascimento, Filipe Régis do
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Prática Pedagógica
Prática docente
Data do documento: 17-Mai-2016
Resumo: A Educação Física tem contribuído para uma formação mais crítica dos profissionais, entretanto, o que se vê na prática, ainda é aplicação de métodos não coerentes com a criticidade proposta e discutida no cenário no brasileiro. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar as práticas pedagógicas que os professores de Educação Física do município de Ingá/PB utilizam nas suas aulas. Nesta pesquisa, foi utilizado como recurso metodológico a pesquisa exploratória, quanti-qualitativa. A pesquisa foi feita em 03 escolas públicas do município de Ingá/PB, sendo duas escolas estaduais e uma municipal. A amostra foi composta por professores formados no curso de Licenciatura em Educação Física, atuantes nas escolas públicas do município de Ingá/PB. No estudo foram incluídos apenas educadores formados em Educação Física que lecionem no município de Ingá/PB, ou seja, todos teriam de ter concluído a graduação, deixando de fora da pesquisa profissionais que exercem a função de professor de Educação Física mesmo sem ter a formação nesta área e estudantes graduandos nesta disciplina que já atuam nas escolas. Todos os professores lecionavam no ensino fundamental II. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um formulário com perguntas abertas contendo 10 perguntas pertinentes as práticas pedagógicas dos professores estudados. Foi observado nesse estudo, apesar de muitas respostas dos participantes não serem condizentes com sua realidade, que as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física do município de Ingá/PB apresentam em sua maioria modelos tradicionais esportivistas, biológico e recreacionais. Apenas 01 dos 03 professores participantes diz abordar todos os conteúdos da cultura corporal (jogos, esportes, lutas, ginástica e dança). As atividades ditas práticas não seguem uma sequência do conteúdo visto em sala, segundo relatam 02 dos professores participantes. Além de espaço e materiais não serem satisfatórios para 02 dos 03 participantes. Neste contexto, acreditamos que o professor de Educação Física é o principal responsável pela desvalorização da disciplina, visto que geralmente eles se deixam levar pelas inúmeras dificuldades que podem encontrar para realizar suas aulas e não buscam soluções que possam superar esses problemas.
Descrição: NASCIMENTO, F. R. do. Práticas pedagógicas dos professores de Educação Física das escolas públicas no município de Ingá-PB. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10576
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Filipe Régis do Nascimento.pdfPDF - Filipe Régis do Nascimento500.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.