Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10582
Título: Ações de assistência pré-natal desenvolvidas durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado: Relato de experiência
Autor(es): Moura, Josineide Freire da Silva
Palavras-chave: Pré-Natal
Saúde familiar
Assistência em Enfermagem
Enfermagem
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Introdução: A gestação é um processo fisiológico que incorpora várias e sucessivas modificações no corpo da gestante até a parturição. Os ajustes fisiológicos dos diferentes sistemas são necessários para que o feto cresça de modo saudável neste sentido é no pré-natal que a assistência deve ser direcionada para o binômio mãe-feto através do acompanhamento e orientação a fim de prevenir complicações. objetivo geral: Relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado no processo de assistência ao pré-natal, Objetivos Específicos: Caracterizar o perfil do campo de estágio, descrever aspectos assistenciais realizado com as gestantes; Verificar a importância do enfermeiro na assistência de enfermagem ao pré-natal, e a relevância deste estágio para a equipe de estagiários. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, descritivo e observacional, realizado no Município de Lagoa Seca-PB, no período compreendido de 22/02 a 11/03/2016; Relato de Experiência: Inicialmente foi feito o reconhecimento do local de estágio e dos profissionais. No qual são descritas as ações assistenciais de assistência no pré-natal. Foram realizadas 19 consultas de pré-natal, onde nas quais foram solicitados os exames de rotina, encaminhamento ao setor de odontologia, orientação nas diversas áreas focando a importância de se prevenir contra as doenças causadas pelo Aedes aegypt, esclarecimentos sobre Zyca e chikungunya, ausculta, interpretação de resultados de exames laboratoriais e Ultrassonografia obstétrica, dentre outros. Conclusão: Ao termino do estágio conclui-se que a ideia condutora deste relato de experiência poderá contribuir nas discussões e reflexões sobre a magnitude do profissional enfermeiro durante o pré- natal na atenção básica, testemunhando a evolução da profissão neste nível de saúde, assim como constatar que para a formação e condução de uma boa assistência é necessário compartilhar os saberes, reforçar as informações sempre que a gestante ou outro usuário comparecer no serviço de saúde, realizando uma anamnese adequada, orientando, encaminhando, estando alerta a cada caso recebido no serviço.
Descrição: MOURA, J. F. da S. Ações de assistência pré-natal desenvolvidas durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado: Relato de experiência. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10582
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josineide Freire da Silva Moura.pdf680.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.