Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10583
Título: Geração de malhas estruturadas generalizadas por meio da solução numérica de equações diferenciais parciais elípticas
Autor(es): Brauner Gonçalves Coutinho
Marques, Francisco das Chagas dos Santos
Palavras-chave: Malhas computacionais
Linguagem Python
Equações diferenciais parciais elípticas
Solução numérica
Malhas estruturadas bidimensionais
Data do documento: 7-Ago-2014
Resumo: Alguns problemas físicos da ciência e engenharia são modelados matematicamente por conjuntos de equações cuja solução analítica é difícil ou mesmo impossível. Nestes casos, uma alternativa atraente é o uso de técnicas numéricas, especialmente hoje, com a evolução no processamento e o baixo custo dos computadores. Normalmente, quando o modelo matemático envolve equações diferenciais parciais, a solução exige que o domínio de estudo seja discretizado em um número finito de sub-regiões ou pontos, tornando-se necessário o uso de malhas computacionais. O presente trabalho demonstra uma técnica numérica para gerar malhas estruturadas bidimensionais a partir da solução de equações diferenciais parciais elípticas. O método numérico de Gauss-Seidel foi utilizado para resolver o sistema linear resultante. O algoritmo desenvolvido durante esta pesquisa foi inteiramente implementado em linguagem Python. Adicionalmente, foi desenvolvida uma interface gráfica que exibe a malha gerada para melhor visualização dos resultados numéricos. Geometrias com bordas irregulares foram utilizadas para validar a metodologia.
Descrição: MARQUES, F. C. S. Geração de malhas estruturadas generalizadas por meio da solução numérica de equações diferenciais parciais elípticas. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10583
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco das Chagas dos Santos Marques .pdfPDF - Francisco das Chagas dos Santos Marques70.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.