Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJosé Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorNeves, Jackson Manuel-
dc.date.accessioned2016-07-18T17:01:22Z-
dc.date.available2016-07-18T17:01:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10584-
dc.descriptionNEVES, J. M. Do sensível ao mundo das ideias: reflexões sobre o ensino de geometria. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho traz uma reflexão sobre possibilidades para o ensino de geometria. Temos como objetivo principal refletir sobre práticas de ensinar geometria em sala de aula, partindo do concreto ao abstrato e, com base nas atividades realizadas pelos alunos que participaram de nossa pesquisa, fazer uma classificação do nível de pensamento geométrico baseados no modelo de aprendizagem desenvolvido pelo casal Van Hiele (modelo de V an Hiele). Pelas leituras feitas ao longo deste trabalho percebemos que o ensino de geometria tem sido negligenciado pelos professores e escolas que não priorizam o trabalho com esta área da Matemática, apresentam seus assuntos de maneira complementar a carga horária desta disciplina, não fazendo nenhuma relação com os outros temas estudados. As dificuldades apontadas pelos professores por esta omissão são diversos, dois são citados com frequência: o fraco desempenho dos discentes e um currículo ultrapassado Croeley (1994). Entendemos que não há fórmulas mágicas que irão sanar todas as dificuldades encontradas nos processos de ensino e aprendizagem de geometria, mas com este trabalho trazemos possibilidades para seu ensino. Do planejamento à execução das atividades contamos com a participação do Leitura e Escrita em Educação Matemática - Grupo de Pesquisa (LEEMAT). Na pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa semelhante ao que Cobb (2000) denomina de experimentos de ensino em que, desenvolvendo atividades planejadas e concebidas junto com os professores, que fazem parte da equipe de pesquisa, aplicamos as atividades aos seus alunos, analisando seus resultados. A intervenção ocorreu no laboratório de Matemática da UEPB, com uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental onde aplicamos a sequência didática proposta pelo grupo de pesquisa LEEMAT envolvendo os poliedros. Entre os resultados obtidos destacamos a intensa participação dos alunos durante a realização das atividades e a apreensão dos conceitos de geometria plana e espacial.pt_BR
dc.description.sponsorshipJosé Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectModelo Van Hielept_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectPoliedros de Platãopt_BR
dc.titleDo sensível ao mundo das ideias: reflexões sobre o ensino de geometriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jackson Manuel Neves.pdfPDF - Jackson Manuel Neves109.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.