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Título: Matemática e literatura de cordel: uma experiência com noções sobre conjuntos.
Autor(es): José Luiz Cavalcante
Vidéres, Aky-Anny Joyce Gomes de Macêdo
Palavras-chave: Poesia no ensino da matemática
Conjuntos numéricos
Matemática e Literatura de cordel
Data do documento: 11-Ago-2014
Resumo: O presente estudo teve como objetivo central analisar o papel da Literatura de Cordel como estratégia para o ensino de matemática, especificamente no conteúdo de conjuntos. Este é um estudo que surgiu a partir das atividades de Estágio Supervisionado, onde passamos a questionar as relações entre o Ensino de Matemática e a Literatura de Cordel, desta forma nossa questão norteadora foi: qual o papel da literatura de cordel na construção de atividades de ensino sobre noções de conjuntos? Para fundamentar teoricamente o trabalho utilizamos os textos de Santaló (1990), Miorim (1998), Brasil (1998), Lima (1984) dentre outros. Com uma abordagem metodológica qualitativa, desenvolvemos uma sequência de atividade sobre noções de conjuntos utilizando a literatura de cordel, apresentamos as reflexões das anotações e as produções dos alunos. Os resultados mostram que há possibilidade de trabalhar a matemática a partir da Literatura de Cordel, favorecendo a interdisciplinaridade e motivando os alunos para aprender matemática de modos alternativos.
Descrição: VIDÉRES, A. J. G. M. Matemática e literatura de cordel: uma experiência com noções sobre conjuntos. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10585
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