Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10587
Título: Ética profissional em Unidades informacionais: arquivo, biblioteca e museu
Autor(es): Pereira, Maylla Elicyenny Marcelino
Palavras-chave: Ética profissional
Unidades informacionais
Profissional da informação
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: A existência de um código de ética é primordial na vida de todos os profissionais e, especificamente os profissionais que lidam diretamente com a sociedade no tocante aqueles que atuam em unidades de informação e trabalham diretamente com acesso a informação. Este estudo teve como objetivo principal identificar as características e os aspectos éticos do profissional da informação no atendimento aos usuários no arquivo, na biblioteca e no museu. Busca analisar o perfil de cada profissional e, o processo que utilizamos para a análise foi uma entrevista através de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. A metodologia aplicada para o desempenho da pesquisa caracteriza-se em métodos quanti-qualitativos de cunho exploratório – descritivo. Desse modo, analisamos o conhecimento dos profissionais diante das normas éticas que deverão ser exercidas por cada um em seu local de trabalho, para melhor atender aos usuários. Análises de dados visam identificar o entendimento dos profissionais sobre os princípios morais e éticos, bem como devem agir com ética no ambiente de trabalho ao exercer suas tarefas, referindo-se aos usuários internos e externos de cada unidade de informação. A partir de então mostra a importância e o uso regularmente do código de ética estabelecido em cada profissão dentro das unidades informacionais.
Descrição: PEREIRA, M. E. M. Ética profissional em Unidades informacionais: arquivo, biblioteca e museu. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10587
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maylla Elicyenny Marcelino Pereira.pdfMaylla Elicyenny Marcelino Pereira564.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.