Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10588
Título: Arquivos jornalísticos: o jornal da União como fonte de memória
Autor(es): Batista, Maria Rafaella Porto
Palavras-chave: Arquivo jornalístico
Fonte de memória
Jornal A União
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: O objetivo do presente trabalho consiste em analisar a reconstituição da memória e a preservação da identidade social paraibana por meio do acervo no arquivo do jornal A União. De forma complementar também buscou-se apresentar elementos relativos a preservação e o resgate da memória da sociedade paraibana, demonstrar o tratamento da informação e verificar as condições em que se encontra o acervo. A justificativa está no fato de ser o jornal mais antigo em circulação no Estado da Paraíba. Os resultados encontrados foram: a comprovação de que o jornal A União contribuiu de forma significativa na construção da memória e da identidade social do Estado da Paraíba, tendo atuado não apenas como veículo de comunicação, mas como formador de profissionais e de opinião para a sociedade; que as informações contidas no seu arquivo possuem um tratamento que permite a localização temporal, porém pouco eficiente quanto a existência de instrumentos de pesquisa que atendam às necessidades dos diferentes tipos de usuário; que o acervo encontra-se preservado quanto à integridade dos documentos, e que há uma iniciativa de digitalização que ainda está em sua fase inicial.
Descrição: BATISTA, M. R. P. Arquivos jornalísticos: o jornal da União como fonte de memória. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10588
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rafaella Porto Batista.pdfMaria Rafaella Porto Batista931.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.