Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10589
Título: A criação de um arquivo público no Estado da Paraíba: uma conscientização no cenário arquivístico e social
Autor(es): Araújo, Victor Hugo Pessoa Lacerda de
Palavras-chave: Arquivos públicos
Patrimônio documental
Política de acesso à informação arquivística
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: Fundamentarmos nos dias atuais, em fontes sobre a criação de um Arquivo Público Estadual, em locais inexistentes, no caso o da Paraíba, dificultam os procedimentos a serem feitos e levantados para melhorar o acervo e patrimônio documental viventes. Para tanto, adotamos uma característica peculiar às andanças dos arquivos públicos, decorrentes de seu objetivo, conscientizando a todos da importância de um Arquivo Público no Estado. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A história da Paraíba não pode ser perdida, devido as precárias condições em que se concentram seus documentos, ações precisam ser executadas com urgência e propor a criação de um Arquivo Público já é o primeiro passo para otimizar a preservação de seus acervos. Partindo deste princípio, os resultados da pesquisa poderá acarretar em uma mudança inestimável na história do Estado transcendente à necessidade arquivística e social, proporcionando visibilidade a uma possível melhoria no estado de conservação do seu patrimônio documental, facilitando e permitindo a implementação de uma política pública de acesso à informação arquivística que transcorra veracidade e autenticidade na mesma, fazendo com que os cidadãos paraibanos obtenham e adquiram mais conhecimento sobre sua identidade social participativa na História do Brasil.
Descrição: ARAÚJO, V. H. P. L. de. A criação de um arquivo público no Estado da Paraíba: uma conscientização no cenário arquivístico e social. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10589
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victor Hugo Pessoa Lacerda de Araújo.pdfVictor Hugo Pessoa Lacerda de Araújo531.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.