Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1059
Título: Proposta de um plano de marketing para a empresa Imobiliária Enio Ricardo LTDA
Autor(es): Leite, Elton de Souza
Palavras-chave: Marketing
Plano de marketing
Mercado imobiliário
Data do documento: 15-Jul-2013
Resumo: Este trabalho acadêmico tem como objetivo principal o desenvolvimento de um plano de marketing para a empresa Imobiliária Enio Ricardo LTDA, com o intuito de auxiliá-la a estabelecer-se no mercado. A organização objeto deste estudo atua no ramo imobiliário a pouco tempo e desde a sua criação não existe uma preocupação em aplicar qualquer metodologia de planejamento que norteie suas atividades. Além disso, há a possibilidade de uma desaceleração do mercado imobiliário brasileiro, o que pode trazer riscos para as empresas do setor. Assim, foi elaborado um plano de marketing baseado no modelo proposto por Gomes (2005). O plano é estruturado em 7 etapas: sumário executivo, análise ambiental, definição do público-alvo, definição do posicionamento no mercado, definição da marca, definição dos objetivos e metas para o período, definição das estratégias de marketing, implementação do plano de marketing e avaliação e controle. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de caso exploratório, sendo uma pesquisa de caráter qualitativo. Os dados primários foram coletados por meio de análise de documentos, observação direta, entrevista oral dirigida e não dirigida e questionário de aberto-fechado. Para os dados secundários foram consultados o banco de dados e documentos de algumas instituições brasileiras relacionadas com o tema. Com este estudo pode-se obter uma maior compreensão do contexto em que a organização esta inserida e direcionar os esforços e estratégias na área de marketing que poderão auxiliar no desenvolvimento da empresa.
Descrição: LEITE, E. de S. Proposta de um plano de marketing para a empresa Imobiliária Enio Ricardo LTDA. 2012. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1059
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elton de Souza Leite.pdfElton de Souza Leite1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.