Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10596
Título: Análise comparativa da situação financeira em termos de liquidez entre duas instituições financeiras listadas na (BM&FBOVESPA), uma no mercado tradicional e outra no novo mercado no ano de 2013
Autor(es): Silva, Lissiane Neves da
Palavras-chave: Mercado Tradicional - Banco do Nordeste do Brasil (S/A)
Índice de liquidez
Instituições financeiras
Novo Mercado – Banco do Brasil (S/A)
Data do documento: 6-Jan-2015
Resumo: Este trabalho faz uma análise financeira entre duas Instituições financeiras listados na (BOVESPA) em diferentes seguimentos, uma no Mercado Tradicional – Banco do Nordeste do Brasil (S/A) e a outra no Novo Mercado – o Banco do Brasil (S/A). O estudo tem o objetivo de analisar e comparar os indicadores financeiros demonstrando qual das Instituições apresenta melhor índice de liquidez, medindo a capacidade de pagamento a curto/longo prazo e apresentar por meio dos mesmos índices como é formado o seu capital. Em atendimento ao objetivo proposto, utilizou se a metodologia descritiva quanto aos objetivos, à pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento desenvolvida através de uma abordagem quantitativa, onde os dados foram coletados em demonstrativos contábeis dos Bancos, disponíveis no site da (BM& FBovespa) no período do ano de 2013. Os resultados obtidos com a análise por meio dos índices de liquidez mostram que a instituição listada no Mercado Tradicional em 31/12/2013 obteve o maior índice de liquidez para saldar suas dívidas a curto e a longo prazo. No que tange a estrutura de capital, o Banco do Nordeste do Brasil cumpre com suas obrigações com capital próprio, enquanto que o Banco do Brasil consegue saldar suas dívidas a longo prazo, só que a curto prazo mostra dificuldades pois seu capital é, em sua maioria de terceiros, ressaltando que o objetivo das instituições financeiras é atender ao fluxo das despesas operacionais, possíveis resgates de depositantes, reservas compulsórias e atendimento à solicitações de empréstimos e financiamentos.
Descrição: SILVA, L. N. Análise comparativa da situação financeira em termos de liquidez entre duas instituições financeiras listadas na (BM&FBOVESPA), uma no mercado tradicional e outra no novo mercado no ano de 2013. 2014. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10596
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lissiane Neves da Silva.pdfPDF - Lissiane Neves da Silva114.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.