Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10598
Título: A mulher no mercado de trabalho: participação na profissão contábil no Estado da Paraíba
Autor(es): Aires, Alâne Thaina de Queiroz
Palavras-chave: Profissionais contábeis
Mulher contabilista
Mulher e Mercado de trabalho
Data do documento: 6-Mar-2015
Resumo: Com passar do tempo à mulher foi demonstrando suas competências e habilidades e mostrando que é capaz de conquistar seu espaço no mercado de trabalho, passando a atuar, inclusive, na profissão contábil. Dada à importância da mulher nesta área profissional, a presente pesquisa objetivou apresentar a participação das mulheres na profissão contábil no Estado da Paraíba. Para atingir o proposto, a metodologia utilizada quanto aos objetivos optou-se pela pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos foi a bibliográfica e documental, quanto a abordagem da pesquisa optou-se pela a qualitativa e em relação ao método adotou-se o dedutivo. Foram coletados dados disponibilizados no sítio do Conselho Federal de Contabilidade, os quais indicavam a participação da mulher na profissão contábil, bem como dados coletados no Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba que revelaram a identificação das primeiras profissionais a obterem o registro de classe. Com os resultados obtidos constatou-se que o estado com o maior número de mulheres com registros profissionais ativos no (CFC) foi o estado de São Paulo representando 26,22% do quantitativo de 211.473 (duzentos e onze quatrocentas e setenta e três) contabilistas, e o de menor concentração de mulheres na profissão contábil é o de Acre. Ficou evidenciada que a região Nordeste tem uma representatividade de 33.705 (trinta e três mil setecentos e cincos) mulheres na profissão contábil. Sendo que a Paraíba representa 8,03% delas. No comparativo com os demais estados brasileiros a Paraíba ocupa o 18º lugar no ranking de mulheres contabilistas.
Descrição: AIRES, A. T. Q. A mulher no mercado de trabalho: participação na profissão contábil no Estado da Paraíba. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10598
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alâne Thaina de Queiroz Aires.pdfPDF - Alâne Thaina de Queiroz Aires81.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.