Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10600
Título: Deus está no vazio do homem – sobre o desprendimento em Mestre Eckhart
Autor(es): Silva, Herik Marques da
Palavras-chave: Mestre Eckhart
Divina consolação
Desprendimento
Vazio
Filosofia medieval
Data do documento: 26-Abr-2016
Resumo: Nesta pesquisa veremos que o desprendimento proposto em Eckhart não é e nem deve ser compreendido como sendo utilitarista ou mesmo de serventia. Tendo em vista que o homem não é possuidor da dinâmica do desprendimento, uma vez que é o próprio desprendimento que possui o homem, ou melhor dizendo, somente aquele que vive na dinâmica do desprendimento pode compreendê-lo. Para Eckhart, o desprendimento está acima do amor, da humildade, da misericórdia e de outras virtudes, pois quando nos referimos a uma determinada virtude, queremos conquistá-la. Todavia, o verdadeiro desprendimento não está preso a isso, mas estará desprendido do próprio desprendimento, trata-se de um querer sem quer. A mística proposta dentro do conceito eckhartiano de desprendimento visa restabelecer um dialogo entre Deus e o homem. Onde para tal, se faz necessário buscar o verdadeiro sentido de ser desprendido. O homem deve voltar-se para Deus, com todo o seu ser. Todavia, a proposta de Eckhart, é que esse retorno a Deus deve se dar no cotidiano, em meio a situações mais comuns possíveis. É na vida cotidiana que se revela a vida desprendida. Logo, o desprendimento não se dá por meio de regras ou normas.
Descrição: SILVA, H, M da. Deus está no vazio do homem – sobre o desprendimento em Mestre Eckhart. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10600
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herik Marques da Silva.pdf461.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.