Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10601
Título: O disciplinamento do indivíduo na instituição escolar
Autor(es): Torres, Maria Clara
Palavras-chave: Foucault
Poder disciplinar
Educação
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: O artigo apresenta os aspectos fundamentais que configuram a tese de Foucault sobre o poder que é vigente nas sociedades contemporâneas, segundo ele essas sociedades vivenciam um tipo característico de relação de poder que atua de modo afirmativo, procuram disciplinar e normalizar os indivíduos, se afastando daquele modelo negativo de poder que pune, restringe e nega. Na sequência faremos uma análise da instituição escolar utilizando esses conceitos foucaultianos, de modo a poder perceber que o espaço escolar é um espaço que por excelência disciplina os alunos e prepara os indivíduos úteis às exigências da sociedade e do mercado. A abordagem foucaultiana, permite ainda analisar e compreender como a instituição escolar exerce um papel fundamental nos mecanismos de controle e dominação presentes nas sociedades modernas. Dessa forma, ele nos ajuda a afastar qualquer discurso ingênuo sobre a função transformadora da educação, pelo menos aqueles discursos que apresentam a educação como sendo o espaço fundamental para se formar indivíduos críticos e participativos.
Descrição: TORRES, M. C. O disciplinamento do indivíduo na instituição escolar. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10601
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Clara Torres.pdf420.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.