Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10601
Título: | O disciplinamento do indivíduo na instituição escolar |
Autor(es): | Torres, Maria Clara |
Palavras-chave: | Foucault Poder disciplinar Educação |
Data do documento: | 20-Mai-2016 |
Resumo: | O artigo apresenta os aspectos fundamentais que configuram a tese de Foucault sobre o poder que é vigente nas sociedades contemporâneas, segundo ele essas sociedades vivenciam um tipo característico de relação de poder que atua de modo afirmativo, procuram disciplinar e normalizar os indivíduos, se afastando daquele modelo negativo de poder que pune, restringe e nega. Na sequência faremos uma análise da instituição escolar utilizando esses conceitos foucaultianos, de modo a poder perceber que o espaço escolar é um espaço que por excelência disciplina os alunos e prepara os indivíduos úteis às exigências da sociedade e do mercado. A abordagem foucaultiana, permite ainda analisar e compreender como a instituição escolar exerce um papel fundamental nos mecanismos de controle e dominação presentes nas sociedades modernas. Dessa forma, ele nos ajuda a afastar qualquer discurso ingênuo sobre a função transformadora da educação, pelo menos aqueles discursos que apresentam a educação como sendo o espaço fundamental para se formar indivíduos críticos e participativos. |
Descrição: | TORRES, M. C. O disciplinamento do indivíduo na instituição escolar. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10601 |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Clara Torres.pdf | 420.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.