Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10605
Título: Crescimento arbóreo na cidade de Campina Grande nos anos de 2009 a 2016 um estudo de caso
Autor(es): Cunha, Edvaldo Ferreira da
Palavras-chave: Arborização
Legislação ambiental
Gestão ambiental
Meio ambiente
Campina Grande
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Muitos espaços urbanos atuais estão crescendo de maneira desordenada e com uma vegetação cada vez menor em seu entorno e consequentemente levam a um desgaste da relação homem e natureza, como por exemplo, o clima, o consumo de energia e habitabilidade das cidades, degradando cada vez mais o meio ambiente. Plantar árvores é atrativo tanto economicamente, como para melhorar a qualidade de vida e promover a sustentabilidade nas áreas urbanas. O objetivo geral deste trabalho é mostrar o crescimento arbóreo no município de Campina Grande nos últimos anos com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os cidadãos por parte das políticas públicas dos órgãos responsáveis, necessitando, que o Poder Público enfrente os desafios ambientais pertinentes à redução da degradação ambiental urbana e a proteção dos recursos naturais. Os procedimentos para realização deste trabalho iniciou com levantamento de dados e análise documental. Como resultados foram verificados que as árvores que são solicitadas para retirada no município de Campina Grande passam por uma análise, na qual há a emissão de um parecer técnico dado por técnicos efetivos do órgão SESUMA (Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente) através da Coordenadoria do Meio Ambiente (COMEA). Conforme observado, infere-se que a COMEA tem contribuído de forma efetiva na implementação das políticas públicas municipais, com vista a mostrar o controle ambiental como instrumento de proteção e gestão do meio ambiente dentro da cidade.
Descrição: CUNHA, E. F da. Crescimento arbóreo na cidade de Campina Grande nos anos de 2009 a 2016 um estudo de caso. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10605
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvaldo Ferreira da Cunha.pdf538.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.